terça-feira, 17 de julho de 2012

Arquitetura em Geral


Arquitetura Grega:
Em geral a arquitetura grega privilegiava o equilíbrio, a beleza e a simplicidade. Em muitas obras era comum o uso de pedras talhadas que se encaixavam umas nas outras, por esse motivo as construções gregas dispensavam o uso da argamassa. As colunas gregas são a particularidade mais conhecida dessa cultura. Alguns dos mais conhecidos arquitetos da Grécia Antiga são Calícrates e Ictinius. O trabalho desempenhado por esses dois arquitetos de forma conjunta resultou no templo de Palas Atena.
Colunas Gregas:
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisczl5bj3Z1TNiB_g_RugkruY2zyyUlttyRD9Vc3HgNxK-weWnxYWHW6_zJXqsy0oLJKeTr_Ax9P9Eydx8IFqx2QLRgLaMPAOOqgXYi9Fc0CPY_a2JuiKepFCXXzJzPrtU5EYwEISbcxY/s320/ar1.jpgAs colunas gregas podem se diferenciar em Dórica, Jônica e Coríntia.



Dórica: Coluna simples, com caneluras profundas, sem base e encimada por um capitel. O estilo dórico possuía acabamento simples e destino mais funcional.
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisczl5bj3Z1TNiB_g_RugkruY2zyyUlttyRD9Vc3HgNxK-weWnxYWHW6_zJXqsy0oLJKeTr_Ax9P9Eydx8IFqx2QLRgLaMPAOOqgXYi9Fc0CPY_a2JuiKepFCXXzJzPrtU5EYwEISbcxY/s320/ar1.jpg




Jônica: Fina e graciosa, coluna canelada e capitel com volutas. As colunas jônicas eram mais bem acabadas e trabalhavam com maior número de detalhes no topo e ao longo da coluna.

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisczl5bj3Z1TNiB_g_RugkruY2zyyUlttyRD9Vc3HgNxK-weWnxYWHW6_zJXqsy0oLJKeTr_Ax9P9Eydx8IFqx2QLRgLaMPAOOqgXYi9Fc0CPY_a2JuiKepFCXXzJzPrtU5EYwEISbcxY/s320/ar1.jpg

Coríntia: Coluna bem canelada e capitel profusamente decorado com folhagens, o que o faz bastante diferente dos outros. O estilo coríntio, possuía em seu capitel formas e ornamentos exuberantes.



Acredita-se que o formato das coluna gregas eram baseados em suas vestes, como se pode ver abaixo:
Descrição: veste_dorica.jpg (5935 bytes)

O peplo dórico como a coluna dórica, é sóbrio e simples.




Descrição: veste_jonica.jpg (7303 bytes)


O quitão jônico apresenta-se bem mais leve e esguio - seguindo o estilo da coluna Jônica.







Templos Gregos:
Os templos foram um dos legados mais importantes da arquitetura grega. Os primitivos templos eram considerados morada dos deuses. Eram divididos em três partes: o vestíbulo, a sala do deus (também chamada de nau) e o tesouro. No começo, os materiais utilizados eram o adobe (para as paredes) e a madeira (para as colunas). Depois, a partir do século VII a.C. (período arcaico), eles foram caindo em desuso, sendo substituídos pela pedra e pelo mármore. Os primeiros templos provavelmente tinham tetos de palha (sapé). Depois, os tetos passaram a ter a peça triangular achatada (pedimento) e puderam ser utilizadas telhas de cerâmica.




Os templos também são subdivididos em Dórico, Jônico e Coríntio.

Descrição: templodorico.jpg (14933 bytes) Templo Dórico: eram em geral baixos e maciços.

Descrição: templojonico.jpg (13364 bytes)
Templo Jônico: Tinha dimensões maiores, se apoiava numa fileira dupla de colunas que eram um pouco mais estilizadas.

Descrição: templocorintio.jpg (15729 bytes) 
Templo Coríntio: caracterizava-se por um capitel típico cuja extremidade era decorada por folhas de acanto.

Um comentário: